página em construção

Projetos desenvolvidos no Laboratório de Informática

e Multimeios do Colégio Marista Champagnat

Educação

Infantil

Ensino Fundamental

 

Ensino Médio

 

 

Nível I

 

 

Nível II

 

 

Nível III

 

1ª Série

 

 

2ª Série

 

 

3ª Série

 

 

4ª Série

 

 

Ciências

Artes

Biologia

Física

Língua Inglesa

Língua Portuguesa

Matemática

Geografia

Química

Educação Física

Ensino Religioso e Ed. Pensar

Filosofia

 

 

Responsáveis:

Profª. Joelene de Oliveira de lima

Profº. César de Lima Desimon

voltar

 

 

 

ARTES

 

PROJETO: MONTAGEM DE UM VÍDEO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Artes visuais: Profª. Evanilde Dalcanale

Língua Portuguesa: Profª. Simone, profª.Ana Márcia, Profª Ana Cristina

Língua Inglesa: Porfª. Vera Galafassi

Duração do projeto: junho/julho /agosto de 2006

Público Alvo: 211, 212, 213, 214

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

·  Iniciar o processo de contato com as diversas linguagens de comunicação social e valorizar o desenvolvimento das aptidões artísticas;

·  Conhecer a história do cinema, da televisão, do vídeo;

·  Usar multimeios para desenvolver o gosto artístico

·  Ampliar o processo da linguagem artística, nas diversas formas de expressão, para vivenciar a pluralidade do mundo artístico;

·  Integrar com o laboratório de informática e L. Portuguesa.

·  Visitar o Vídeo PUC

·  Realizar uma amostragem do trabalho.

RECURSOS Utilizados:

·  Computador ( Everest – PowerPoint) - Internet -  fita de vídeo - filmadora - 

materias diversificados de acordo com o tipo de trabalho escolhido por cada grupo

·  Cds - ilha de edição etc..

·  Biblioteca da escola.

 

Sites indicados:

www.tudosobretv.com.br

www.lego.com/studios/filmschool/defult.asp

htpp://www.giffs.hpg.ig.com.br/index.html

htpp://wwwanimamundi.com.br

http://www.gifsnow.com/

http://www.geocities.com/SiliconValley/Hills/2704/index1/htm

 


 

PROJETO: DESENHO ANIMADO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Artes Visuais: Profª. Evanilde Dalcanale

Público Alvo: 211, 212, 213, 214

Objetivos:

·                      Realizar um desenho animado (montagem) utilizando o programa Kid Pix 3.

·                      Realizar um desenho animado ( utilizando o Paint e passar as

figuras criadas para o PowerPoint, para fazer a animação e apresentação final)

·                      Tanto um trabalho como o outro deverá apresentar dois slides

iniciais, com criatividade e animação, contendo os seguintes dados:

o créditos

o título do trabalho

RECURSOS Utilizados:

Laboratório de Informática – KidPick 3, Paint, PowerPoint.

Biblioteca da escola.

 

PROJETO: FOTOGRAFIA

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Artes Visuais: Profª. Evanilde Dalcanale

Período : Junho a Julho

Componente curricular: Artes Visuais

Séries/ turmas: EM – 1ª série

Responsáveis: Evanilde

Outros Componentes: LP

Recursos humanos e materiais: Professor, máquina fotográfica, informática

Local: Champagnat, Campus e outros

 

 

PROJETO: VÍDEO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Artes Visuais: Profª. Evanilde Dalcanale

Período : Junho, Julho e Agosto

Componente curricular: Artes Visuais

Séries/ turmas: EM – 1ª série

Responsáveis: Evanilde

Outros Componentes: LP, LI, Info

Recursos humanos e materiais: Professores, filmadora, informática

Local: Champagnat, Campus

Custo / nº horas adicionais previsto: fitas de vídeo

 

 


 

PROJETO: PESQUISA SOBRE FOTOGRAFIA

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Artes Visuais: Profª. Evanilde Dalcanale

Público Alvo: 1ª série, turmas 211, 212, 213, 214

Objetivos:

·        Origem da fotografia

·        Definir fotografia

·        Tipos de fotografia- conteúdo e imagens

·        Tipos de máquinas fotográficas

·        Curiosidades sobre fotografia

·        Fotografias artísticas - conteúdo e imagens

 

Recursos Utilizados:

 

Laboratório de informática – Internet e Power point

Biblioteca da escola.

 


 

PROJETO: COPA DO MUNDO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Artes Visuais: Evanilde Dalcanale

Duração do projeto: 1 trimestre

Público Alvo: 7ª Série

 

Síntese da Proposta e Objetivos

Elaborar uma apresentação sobre os países da copa do mundo.

Cultura, Artes, Musica Típica, Dança e Principais artistas de expressão no país.

RECURSOS Utilizados:

Laboratório de informática - -Power point, internet

Biblioteca da escola.

 

 

 


BIOLOGIA

 

PROJETO: ORIGEM DA VIDA

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Biologia: Profº.Aldo Luiz Machado

Duração do projeto: 1 trimestre

Público Alvo: 2º anos

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

Apresentar as diferentes teorias de origem da vida utilizando os recursos de informática

Recursos Utilizados:

Internet, power point, ilha de edição de vídeo.

 

PROJETO: BIOMAS BRASILEIROS E TERRESTRES

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Biologia: Profº.Aldo Luiz Machado

Período : Maio, Junho

Componente curricular: Biologia e Química

Público Alvo: EM – 2ª séries

Responsáveis: Aldo, João Batista e Denise

Outros Componentes: Geografia, Física

Duração do projeto: 2 trimestre

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

Descrever os principais biomas brasileiros e terrestres.

Recursos Utilizados:

Power point com todos os efeitos de apresentação.

 

 

PROJETO: REPORTAGEM SOBRE “TOCA DO COELHO”

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Biologia: Profº.Aldo Luiz Machado e João Batista Machado

Período : 16 de Junho

Componente curricular: Biologia

Público Alvo: EM – 2ª série

Duração do projeto: 3 trimestre

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

Após os estudos de campo durante a visita a Toca do Coelho – em Viamão, os alunos deverão realizar uma reportagem em videoclipe sobre aspectos apreendidos na viagem de estudos.

Recursos Utilizados:

Recursos Multimeios – Computador com internet, movie maker e Ilha de Edição


 

PROJETO: NUTRIENTES

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Biologia: Profº.Joao Batista

Informática: Profº César e Profª. Joelene

Duração do projeto: 1 trimestre

Público Alvo: 1º anos

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

Banco de dados teóricos sobre os tipos de Nutrientes e alimentos

Recursos Utilizados:

Internet e power point.

 

PROJETO: CÉLULAS TRONCO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Biologia: Profº.Joao Batista

Duração do projeto: 2 trimestre

Público Alvo: 1º anos

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

As turmas de 1º ano do EM estão estudando sobre as Células tronco, projeto dos professores de Biologia que inclui pesquisa na internet e em livros e periódicos, criação de slides,  trocas de experiências com os colegas e professores e entrevistas com especialistas o resultado é uma apresentação virtual sobre células tronco e palestra interativa, a idéia é a criação de um documentário sobre o tema.

 

Recursos Utilizados:

Internet, power point, msn, webcam, microfone, Placa digitalizadora de imagens, windows movie maker

 

 

PROJETO: PESCA

Responsáveis: Aldo e João Batista

Componente curricular: BIOLOGIA

Séries/ turmas: EM – 3ª série

Período : Outubro

Local: Viagem à Laguna, Sala de vídeo e Lab. de Informática

 

 

PROJETO: DOCUMENTÁRIO ENERGIA

Período : Abril - Novembro

Componente curricular: Biologia

Séries/ turmas: EM

Responsáveis: João Batista

Recursos humanos e materiais: aparelho DVD

Local: Sala de vídeo e Lab. De Informática

 

 

 

 

 

 

CIÊNCIAS

 

PROJETO: ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

Período : 2º trimestre

Componente curricular: CIÊNCIAS

Séries/ turmas: EF – 6ª série

Responsáveis: Janeth e Alessandra

Descrição: Os alunos da 6ª série realizam uma pesquisa sobre os Ecossistemas Brasileiros, a tarefa é uma Webquest criada pelas professoras de Ciências, os alunos ficam bastante motivados para o trabalho.

Confira como está organizada esta atividade no endereço:

Link para página do Projeto

 

PROJETO: RECICLAGEM DO LIXO

Período : 1º trimestre

Componente curricular: CIÊNCIAS

Séries/ turmas: EF – 5ª série

Responsáveis: Janeth e Alessandra

Descrição: Os alunos da 5ª série realizam uma pesquisa sobre Reciclagem do Lixo, a tarefa é uma Webquest criada pelas professoras de Ciências,

os alunos ficam bastante motivados para o trabalho.

Confira como está organizada esta atividade no endereço:

Link para página do Projeto


 

 

FÍSICA

 

PROJETO: CONHECENDO SOBRE CINEMÁTICA

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Física: Profº.Alexandre Saraiva e Profº Plínio Fasolo (Inst. Física-PUCRS)

Duração do projeto: 1 trimestre

Público Alvo: 1º anos

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

Fazer com que o aluno visualize a variação de velocidade através do acesso a experimentos mais sofisticados que só existem dentro de universidade.
Utilizando o programa de conversação instantânea (MSN), microfone, caixa de som e câmera web, os alunos têm aulas com o professor Plínio Fasolo, do Instituto de Física da PUCRS. Os estudantes participam da aula e tiram dúvidas, utilizando meios dos quais estão acostumados no dia-a-dia

 

RECURSOS Utilizados:

Internet, (MSN), microfone, caixa de som e câmera web.

Site do Prof. Plínio: http://www.redemeta.com.br/pfasolo/

 

 

 

 


 

INGLÊS

 

PROJETO: DOCUMENTÁRIO SOBRE SHAKESPEARE

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Língua inglesa: Vera Lúcia Galafassi

Informática: Prof. Cesar Desimon e Profª. Joelene

Duração do projeto: 2 trimestres

Público Alvo: 3º anos

 

 

Síntese da Proposta e Objetivos

Comparação de diferentes versões do mesmo filme.

Muitas peças foram filmadas por diferentes diretores e atores. Analisando a mesma cena de diferentes versões instantaneamente clareia a interpretação que o diretor pode levar a platéia a fazer, a fidelidade com o texto de Shakespeare, a linguagem, as imagens, etc.

Filmagem da peça e dos bastidores de “Romeo and Juliet”.

a. Deverão usar material próprio como câmera, DVD, etc.;

b.Poderão contar com o apoio dos professores da informática para usarem a mesa de edição e o laboratório da escola para edição do documentário;

c. A avaliação será feita pela qualidade do trabalho e dados pesquisados a respeito do assunto, que forem acrescidos ao documentário. Toda linguagem utilizada no documentário, bem como trilha sonora, deverá ser em LÍNGUA INGLESA.

RECURSOS Utilizados:

DVD, Laboratório de Informática, ilha de edição, palco, fantasias

 

Sites indicados:

 

http://www.bbc.co.uk/drama/shakespeare/60secondshakespeare/themes_romeojuliet.shtml

 

Laboratório de informática para edição e gravação do vídeo.

 

 

 


 

 

PROJETO: A HISTÓRIA DE MINHA VIDA

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Língua inglesa: Vera Lúcia Galafassi

Duração do projeto: 1 trimestre

Público Alvo: 3as séries do Ensino Médio

 

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

Esse trabalho consiste na apresentação em língua inglesa do resultado de pesquisa a respeito da vida do próprio aluno. Os aspectos a serem abordados são: aspecto físico e peculiaridades da infância, período histórico do país e do mundo por ocasião de seu nascimento, sua vida escolar e familiar, preferências musicais, suas realizações e sonhos para o futuro

a.       precisarão usar material próprio como câmera, DVD, etc.;

b.      contarão com o apoio dos professores da informática para usarem a mesa de edição e o laboratório da escola para edição do material compilado na pesquisa;

 

RECURSOS Utilizados:

DVD, Laboratório de Informática, ilha de edição, palco, fantasias

 

 

PROJETO:TEENAGERS AROUND THE WORLD PROJECT

Subjects: English and Information Technology

Teachers: Vera Galafassi, Débora Thomazi, Joelene and Cesar.

Focus: 2nd Grade High School

This trimester we will study about this important part of the human life – the adolescence.

How to do the work:

1.       Choose a country you like.

2.       Make a research about teenagers in this country: habits, parties, society, clothes, violence, fashion, love, violence, songs. Their relationship with their parents and families.

3.       Study the educational system and the teenagers: how long they study, up to what age, did they have classes all day long?  Do they have private and public schools? How are their selections to college?

4.       You can make contact with a teenager by MSN.

5.       All the work must be written in English, including personal data.

6.       Illustrate the work with images that prove your ideas about the subject. (If you make an interview by MSN you can ask for photos.)

7.       Presentation – you can choose between the options below.

a)       Make a blog about the country you chose and insert the information you got.

b)      Save the work in a CD with a soundtrack of your choice.

 

8.       When the work is ready, the staff from information technology will join all the blogs in only one and download it into the web.

9.       The work must be in groups of 4 students. No groups can have MORE than 4 students.

10.   Each group must choose a different country. The subscription will be by Champagnat Virtual because it is possible to see the time each one posts his subscription.

 

 

 

PROJETO:HISTORIA EM QUADRINHOS

Subjects: English and Information Technology

Teacher: Débora Thomazi, Joelene and Cesar.

Focus: 6nd Grade Basic School

Trabalho de história em quadrinhos com a 6ª série da manhã, usando, o Power Point ou Turma da Mônica, ficou a escolha deles...muitos estão trabalhando com o Turma da Mônica...

 

PROJETO:FOTO NOVELA

Subjects: English and Information Technology

Teacher: Débora Thomazi, Joelene and Cesar.

Focus: 7nd Grade Basic School

Criação de uma Foto Novela, em grupos de no máximo 5 alunos. Utilizando o Power Point .

Uma aula técnica para apresentação da ferramenta. Utilização das câmeras digitais e configuração para dimensionamento das fotos. Como obter fundos para a ambientação da história.

 

 

PROJETO:MUSICA ESPECIAL

Subjects: English and Information Technology

Teacher: Débora Thomazi, Joelene and Cesar.

Focus: 8nd Grade Basic School

 

Investigação na internet de músicas, em inglês, que tratem de temas positivos. Colocar em slides a letra e a música para acompanhar a leitura durante a execução da mesma.

 


PORTUGUÊS

PROJETO: REVISTA LITERÁRIA BILÍNGÜE - Das origens ao

Arcadismo

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Literatura e Língua Portuguesa: Ana Cristina dos Santos Alves

Informática: Prof. Cesar Desimon e Profª. Joelene Duração do projeto: 2 trimestres

Público Alvo: 1º e 2º anos

Síntese da Proposta e Objetivos:

 

Primeira Parte

1ª Etapa – todos os grupos devem fazer o “boneco de revista” :

-         capa da revista;

-         título da revista;

-         sumário;

-         expediente;

-         editorial.

 

2ª Etapa – todos devem fazer a pesquisa e a seleção do material, a estruturação e a redação dos itens, conforme o sorteio já feito para cada grupo.

 

3ª Etapa – todos devem fazer a revisão final desta parte da revista.

 

Segunda Parte

1ª Etapa – todos devem fazer a pesquisa e a seleção do material, a estruturação e a redação dos itens.

 

2ª Etapa – escolha da Capa da Revista Literária

 

3ª Etapa – todos devem fazer a revisão final da 2ª parte da revista e entregar impressa até o dia 11/08/06.

 

RECURSOS Utilizados:

Laboratório de Informática

Biblioteca da escola.

 

Sites indicados:

 


 

Projeto – OS OLHARES DO POETA – 1º ano

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Literatura e Língua Portuguesa: Ana Cristina dos Santos Alves

Informática: Prof. Cesar Desimon e Profª. Joelene

Duração do projeto: 1 trimestre

Público Alvo: 1º ano

 

 

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

 

OBJETIVO: estudar a obra de Mario Quintana e homenagear o autor no seu Centenário.

1º - ler o material selecionado no site;

2º - fazer uma coletânea (10 poemas) sobre a temática principal do grupo;

3º - entregar a coletânea até o último dia da apresentação dos trabalhos (como se fosse um livrinho);

4º - relatar o resumo do artigo ou da entrevista (destacar algo que chamou a atenção do grupo nestes textos);

5º - apresentar para a turma a interpretação de um dos poemas escolhidos - dar vida ao poema!

 

RECURSOS Utilizados:

Laboratório de Informática

 

Sites indicados:

 

http://www.estado.rs.gov.br/marioquintana/

 

 


 

PROJETO: PROJETO CURTAS - O ARQUIPÉLAGO VOL. II

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Língua Portuguesa: Ana Cristina dos Santos Alves

Informática: Prof. Cesar Desimon e Profª. Joelene Público Alvo: 3º Ano

Objetivos:

 

1. Os filmes deverão ter, no máximo, 15min.

2. Não serão aceitos disquetes nem fitas VHS; o filme deverá vir

gravado em CD ou DVD, devidamente identificado.

3. A ficha técnica deverá conter as atividades de cada um dos

componentes do grupo. Todos os alunos devem participar da filmagem,

mas não necessariamente como atores.

 

 

 

Recursos Utilizados:

DVD, Laboratório de Informática, ilha de edição.

 

 

Sites indicados:

http://scholar.google.com.br/

http://educaterra.terra.com.br/literatura/resumao/resumao_13.htm

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/joaocabral/joaocabral2.htm

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/cronologiaecaracteristicas

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/poesia/index.cfm?fuseaction=Detalhe&CD_Verbete=3926

http://www.pliniomarcos.com/livros.htm

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2002/unihoje_ju187pag12.html

http://cliquemusic.uol.com.br/br/Generos/Generos.asp?Nu_Materia=28

http://www.releituras.com/fsabino_bio_imp.asp

http://www.revista.agulha.nom.br/literaturagaucha.pdf

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4233&sid=529


 

 

PROJETO: PROJETO MENSAGEM SUBLIMINAR

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Língua Portuguesa: Simone Bernardo

Informática: Prof. Cesar Desimon e Profª. Joelene

 

Público Alvo: 1º Ano

 

Objetivos:

 

Ler e interpretar mensagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa , posicionando-se criticamente sobre os objetivos que carregam, sejam estes positivos ou não.

 

·         Ler e interpretar textos publicitários a partir da leitura da obra:

“ Propaganda Subliminar Multimídia” de Flávio Kalazans – Summus Editorial , posicionando-se criticamente diante das mensagens veiculadas.

·         Identificar as funções da linguagem utilizadas na propaganda.

·         Argumentar, com pertinência, a partir da análise de propagandas impressas ou não.

·         Criar, a partir desse estudo, propagandas ou mensagens, que tragam mensagens subliminares positivas, abordando os temas: ética, honestidade, qualidade de vida e preservação do ambiente.

 

 

Recursos Utilizados:

 

Propaganda Subliminar Multimídia”, Labolatório de Informática, Propagandas pré-selecionadas (MTV), revistas direcionadas ao público adolescente (Capricho, Mangás, Quadrinhos) , etc.

 

Referências:

 

·         “Propaganda Subliminar Multimídia” Flávio Kalazans – Summus Editorial

·         “Narrativas Verbais e Visuais” - Juracy Assman Saraiva – Leituras refletidas – Editora Unisinos;

·         “Escola, leitura e produção de textos” - Ana Maria Kaufman e Maria Elenara Rodriguez – Artes Médica

·         “ Tecnologia da Informação para todos” – Coleção entenda e aprenda – BEÎ

·         “Publicidade – A linguagem da Sedução” - Nelly de Carvalho

·         “Gramática, palavra,frase , texto” José de Nicola - Scipione –

·         “Cibercultura” – Pierre Lévy – editora 34


 

PROJETO:

PROJETO A LINGUAGEM NA PUBLICIDADE E NA PROPAGANDA

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Língua Portuguesa: Simone Bernardo

Informática: Prof. Cesar Desimon e Profª. Joelene Público Alvo: 8ª série

Objetivos:

1.                       OBJETIVO PRINCIPAL

1.1               Diferenciar Propagandas Comerciais de Campanhas Publicitárias, identificando os objetivos de cada uma e os diferentes recursos utilizados , sobretudo na Linguagem.

 

2. OBJETIVOS SECUNDÁRIOS

2.1 Aprofundar o conteúdo “Figuras de Linguagem” e demais recursos estilísticos.

2.2 Conhecer o funcionamento da Propaganda: quem produz, com que objetivos, público alvo, recursos, etc.

2.3 Selecionar informações, analisar e redigir um artigo sobre o assunto;

2.4 Selecionar propagandas em jornais, revistas, tv e Internet para análise baseada na pesquisa anterior (vide 2.2).

2.5 Identificar as figuras de linguagem, geralmente, utilizadas.

2.6              Criar uma propaganda , utilizando recursos diversificados sobre um dos seguintes temas: Preservação do Meio Ambiente, Doação de Órgãos, Campanhas de prevenção relacionadas à Saúde Pública..

2.7              Consultar fontes diversificadas sobre o assunto.

2.8              Utilizar as tecnologias disponibilizadas pela escola e outras que os alunos acharem necessárias.

2.9              Expor aos colegas o trabalho final e explicar como foi feita a análise da propaganda.

3              ETAPAS

4.1              Motivação e instruções sobre o desenvolvimento do trabalho e objetivos a serem alcançados.

4.2              Organização dos grupos (máximo 4 alunos);

4.3              Pesquisa, no Laboratório de Informática sobre o tema do projeto.

4.4              Confecção de um trabalho escrito, observando  as regras para elaboração de Trabalhos escolares.

4.5              Produção de um artigo para publicar na web do Colégio e na Gazeta Champagnat

4.6              Apresentação dos trabalhos para a turma.

4.7              Montagem de um de um “Portfólio” para cada turma e exposição no Projeto “Escola Aberta”.                                                                                                                    

5              Período: 1º semestre  Culminância: Final do 2º Trimestre

6              Trabalho interdisciplinar: Língua Portuguesa (Profª. Simone Bernardo) , Educação Artística Profª.Evanilde e “Educação para o Pensar” (Linguagem) - Prof. Osmar

 


MATEMÁTICA

 

PROJETO: WINPLOT

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Matemática : Ana Elisa

Informática: Prof. Cesar Desimon e Profª. Joelene

Público Alvo: 7ª série

Objetivos:

Descrição:

As turmas de 7ª série estão utilizando o software WInplot para entender melhor o s conceitos de Matemática, as atividades são planejadas pela professora de Matemática que objetiva uma melhor compreensão do que está sendo trabalhado em sala de aula, como por exemplo, sistemas de equações.

Explorando o software livre (Winplot e acompanhado no Excel) Trabalhos entregues para a professora via Champagnat Virtual. Com correção e reorganização de atividades após.


GEOGRAFIA

 

PROJETO: FONTES DE ENERGIA

 

PROFESSOR(ES) RESPONSÁVEIS: Fernanda Alvarenga

Componente curricular: Geografia

Informática: pesquisa e montagem de um power point

Duração do projeto: 1 trimestre

Público Alvo: alunos da 6ª série do EF

Turmas envolvidas: 161, 162 e 163

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

   Identificar, conceituar e estabelecer relações entre as diferentes formas de obtenção de energia.

   A partir destes objetivos os alunos divididos em grupo deverão pesquisar sobre uma fonte de energia (estabelecida a partir de sorteio) e montar slides de power point que contenham as seguintes informações:

- O que é?

- Uso?

- Como funciona?

- Pontos Positivos;

- Pontos Negativos;

- Curiosidades;

- Referências Bibliográficas.

RECURSOS Utilizados: sites de pesquisa na internet, apostila de geografia, power point.

Sites indicados:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO: PAN AMERICANO

 

PROFESSOR(ES) RESPONSÁVEIS: Fernanda Alvarenga

Componente curricular: Geografia

Informática: pesquisa e montagem de um  CD com as apresentações em power point (hiperlink)

Duração do projeto: 1 trimestre

Público Alvo: alunos da 5ª série do EF

Turmas envolvidas: 151, 152 e 153

Síntese da Proposta e Objetivos:

      Identificar, localizar e estabelecer relações entre os diferentes países que estão participando dos Jogos Pan americanos.

      A partir destes objetivos os alunos divididos em grupo deverão pesquisar sobre alguns paises participantes do PAN (estabelecidos a partir de sorteio) e montar slides de power point que contenham as seguintes informações:

- Localização (com o mapa do país)

- Capital, Idioma, Moeda

- Bandeira

- Delegação

- Resultado do último PAN

- Resultado neste PAN

- Curiosidades;

- Referências Bibliográficas.

RECURSOS Utilizados: sites de pesquisa na internet, power point.

Sites indicados: www. brasilnopan.com.br; www.globoesporte.com.br; www.wikipedia.com (pan americano 2007).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO: PAN AMERICANO

 

PROFESSOR(ES) RESPONSÁVEIS: Fernanda Alvarenga

Componente curricular: Geografia

Informática: pesquisa e montagem de um  CD com as apresentações em power point (hiperlink)

Duração do projeto: 1 trimestre

Público Alvo: alunos da 7ª série do EF

Turmas envolvidas: 173

Síntese da Proposta e Objetivos:

   Identificar, localizar e estabelecer relações entre os diferentes países que estão participando dos Jogos Pan americanos e a sua repercussão no Brasil.

   A partir destes objetivos os alunos divididos em duplas deverão pesquisar sobre alguns paises participantes do PAN (estabelecidos a partir de sorteio) e montar slides de power point que contenham as seguintes informações:

- Localização (com o mapa do país)

- Capital, Idioma, Moeda

- População, IDH, Mortalidade Infantil, Renda Per capta

- Bandeira

- Investimentos/Melhorias feitas no Rio de Janeiro;

- Patrocinadores das diferentes equipes.

- Curiosidades;

- Será que o investimento feito vale a pena?

- Referências Bibliográficas.

RECURSOS Utilizados: sites de pesquisa na internet, power point.

Sites indicados: www. brasilnopan.com.br; www.globoesporte.com.br; www.wikipedia.com (pan americano 2007).

 

 

 


 

QUÍMICA

 

PROJETO: PROJETO ENERGIA NUCLEAR

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Denise Kriedte da Costa – Química – 1º -

Público Alvo: 1º Ano– EM

Data da realização do projeto: Abril / 2006

 

Objetivos:

Identificar os tipos de radiação e suas características; compreender os fenômenos de fusão e fissão nuclear, suas características e aplicações; reconhecer os tipos de armas nucleares e químicas, suas características, ações, danos ao ambiente e ao homem; analisar aspectos positivos e negativos da energia nuclear; pesquisar, analisar, selecionar e sintetizar informações; expressar-se oralmente de forma clara e organizada; elaborar e organizar a apresentação.

Metodologia – grupos por assunto, pesquisa, preparação da apresentação. Seminário

Assuntos : a)radioatividade- introdução- radiações,tipos de radiação,leis da radioatividade; b)Efeitos da radioatividade e cinética radioativa c) Fissão e Fusão nuclear d)armas químicas  e) Bomba de Hiroshima e Nagasaki f) Bomba de Hidrogênio g) Aspectos positivos – energia e medicina  h) Aspectos negativos – controle, utilização

Informações relevantes: Biblioteca: material disponibilizado com pesquisa local e em sala de aula. Laboratório de Informática: Sites indicados e sugestões dos alunos. Criação de página ou apresentação em Power point.

 

 


 

PROJETO: PROJETO RESÍDUOS

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Denise Kriedte da Costa e João Batista Costa da Silva – Química, Física e Biologia

Público Alvo: 1º Ano– EM -    

 

Objetivos: por meio de atividades diferenciadas, que envolvem produções textuais, práticas, pesquisas, resolução de exercícios e problemas do cotidiano, compreender, identificar, relacionar e aplicar as diferentes informações e conhecimentos sobre os resíduos urbanos na elaboração de uma página na internet que possa servir de informação e material de apoio para a conscientização e diminuição de resíduos produzidos pelo homem.

Itens avaliados: durante as aulas: envolvimento e responsabilidade individual de cada componente do grupo, organização e cumprimento das tarefas solicitadas, organização do material de pesquisa. cada grupo deverá entregar semanalmente, um resumo das atividades realizadas e conteúdos trabalhados. estes resumos serão analisados semanalmente e o professor orientará o andamento do trabalho. caso não sejam entregues os resumos semanais, não será possível um acompanhamento adequado das atividades.

 

Itens do trabalho:

 

GRUPO 1- Resíduo orgânico

1 - Histórico do lixo e definições, informações gerais, produção por habitante no Brasil.

2 - Classificação do lixo ( 8 tipos) – nome da categoria e origem; diferentes destinos do lixo e suas características ( 6 tipos) – lixão, reciclagem, aterro sanitário, aterro controlado, incineração, compostagem.

3 - A química e a biologia nos aterros - compostos produzidos no lixo e seu grau de toxicidade para o ser humano e para a natureza.

4 - Resíduo orgânico - origem, tipos de lixo orgânico, composição química, destino principal, reciclagem (tipos, descrição das etapas), utilização do material reciclado, alternativas de solução para o problema.

5 – Ações ecológicas do lixo ( benefícios e maleficios) – Resíduos orgânicos.

6 – Conclusões.

7 - Bibliografia .

8 – PALESTRA PALEONTOLOGIA

Indique por meio de um texto descritivo os principais assuntos abordados pelo espeleólogo Alexandre Lobo e que envolvem aspectos químico e biológicos.

O que estuda a espeleologia;

Formação das cavernas ( aspectos químicos e principais reações)

A vida nas cavernas – fauna e flora ( aspectos biológicos)

 

GRUPO 2 - Plásticos

1 - Histórico do lixo e definições, informações gerais, produção por habitante no Brasi,l

2 - Classificação do lixo (8 tipos) – nome da categoria e origem, diferentes destinos do lixo e suas características (6 tipos) - lixão, reciclagem, aterro sanitário, aterro controlado, incineração, compostagem.

3 - A química e a biologia nos aterros - compostos produzidos no lixo e seu grau de toxicidade para o ser humano e para a natureza.

4 – Plásticos- origem, tipos de plástico, composição química, destino principal,reciclagem (tipos, descrição das etapas), utilização do material reciclado, alternativas de solução para o problema.

5 – Ações ecológicas do lixo (benefícios e malefícios) – Plásticos.

6 – Conclusões.

7 – Bibliografia.

8 – PALESTRA PALEONTOLOGIA

Indique por meio de um texto descritivo os principais assuntos abordados pelo espeleólogo Alexandre Lobo e que envolvem aspectos químico e biológicos.

O que estuda a espeleologia;

Formação das cavernas ( aspectos químicos e principais reações)

A vida nas cavernas – fauna e flora ( aspectos biológicos)

 

 

GRUPO 3 - Papel

1 - Histórico do lixo e definições, informações gerais, produção por habitante no Brasil.

2 Classificação do lixo (8- tipos) – nome da categoria e origem, diferentes destinos do lixo e suas características (6 tipos) - lixão, reciclagem, aterro sanitário, aterro controlado, incineração, compostagem.

3 - A química e a biologia nos aterros - compostos produzidos no lixo e seu grau de toxicidade para o ser humano e para a natureza.

4 – Papel - origem, tipos de papel, composição química, destino principal, reciclagem (tipos, descrição das etapas), utilização do material reciclado, alternativas de solução para o problema.

5- Ações ecológicas do lixo (benefícios e malefícios) – Papel.

6 - Conclusões.

7 – Bibliografia.

8 – PALESTRA PALEONTOLOGIA

Indique por meio de um texto descritivo os principais assuntos abordados pelo espeleólogo Alexandre Lobo e que envolvem aspectos químico e biológicos.

O que estuda a espeleologia;

Formação das cavernas ( aspectos químicos e principais reações)

A vida nas cavernas – fauna e flora ( aspectos biológicos)

 

GRUPO 4 - Vidros

1 - Histórico do lixo e definições, informações gerais, produção por habitante no Brasil.

2 Classificação do lixo (8- tipos) – nome da categoria e origem, diferentes destinos do lixo e suas características (6 tipos) - lixão, reciclagem, aterro sanitário, aterro controlado, incineração, compostagem.

3 - A química e a biologia nos aterros - compostos produzidos no lixo e seu grau de toxicidade para o ser humano.e para a natureza.

4 - Vidros origem, tipos de vidro, composição química, destino principal,reciclagem (tipos, descrição das etapas), utilização do material reciclado, alternativas de solução para o problema.

5 – Ações ecológicas do lixo (benefícios e malefícios) – Vidros.

6 – Conclusões.

7 – Bibliografia.

8 – PALESTRA PALEONTOLOGIA

Indique por meio de um texto descritivo os principais assuntos abordados pelo espeleólogo Alexandre Lobo e que envolvem aspectos químico e biológicos.

O que estuda a espeleologia;

Formação das cavernas ( aspectos químicos e principais reações)

A vida nas cavernas – fauna e flora ( aspectos biológicos)

 

GRUPO 5 - Metais

1 - Histórico do lixo e definições, informações gerais, produção por habitante no Brasil.

2 - Classificação do lixo (8- tipos) – nome da categoria e origem, diferentes destinos do lixo e suas características (6 tipos) - lixão, reciclagem, aterro sanitário, aterro controlado, incineração, compostagem.

3 - A química e a biologia nos aterros - compostos produzidos no lixo e seu grau de toxicidade para o ser humano.e para a natureza.

4 - Metais - origem, tipos de metais, composição química, destino principal,reciclagem (tipos, descrição das etapas), utilização do material reciclado, alternativas de solução para o problema.

5 – Ações ecológicas do lixo (benefícios e malefícios) – Metais.

6 – Conclusões.

7 – Bibliografia.

8 – PALESTRA PALEONTOLOGIA

Indique por meio de um texto descritivo os principais assuntos abordados pelo espeleólogo Alexandre Lobo e que envolvem aspectos químico e biológicos.

O que estuda a espeleologia;

Formação das cavernas ( aspectos químicos e principais reações)

A vida nas cavernas – fauna e flora ( aspectos biológicos)

 

Informações relevantes:

Biblioteca: material disponibilizado com pesquisa local e em sala de aula. Laboratório de Informática : trabalho efetivo de todos os componentes do grupo, utilização somente dos sites e programas disponíveis para a pesquisa sobre assunto indicado; organização e comprometimento.

Trabalho final – Cada grupo deverá produzir uma página na Internet, com os itens solicitados; organização, criatividade (evitar cópias de sites), cumprimento dos itens previamente indicados, qualidade da produção textual e veracidade das informações, serão os itens avaliados, além da participação de todos os componentes.


 

PROJETO: PROJETO ELETROQUÍMICA

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Denise Kriedte da Costa– Química

Público Alvo: 1º Ano– EM -    

Data da realização do projeto: Março / 2006

 

Objetivos:

por meio de atividades diferenciadas, que envolvem produções textuais, práticas, pesquisas, resolução de exercícios e problemas do cotidiano, identificar, relacionar e aplicar os diferentes conceitos e princípios da eletroquímica.

 

Durante as aulas: envolvimento e responsabilidade individual de cada componente do grupo, organização e cumprimento das tarefas solicitadas, organização do material de pesquisa. Cada grupo deverá entregar semanalmente, um resumo das atividades realizadas e conteúdos trabalhados. Estes resumos serão analisados semanalmente e o professor orientará o andamento do trabalho. Caso não sejam entregues os resumos semanais, não será possível um acompanhamento adequado das atividades.

1) Produção Textual – História da Eletricidade e Eletroquímica: cientistas envolvidos, datas das descobertas, principais experimentos realizados e sua descrição; conclusões dos experimentos; conseqüências para a atualidade das descobertas realizadas.

2 ) Produção Textual – O que é a corrente elétrica? Como ocorre a condução de corrente? É possível medir a corrente?

3) Aula Prática –Soluções Iônicas e moleculares –Produção Textual - Como determinar se as substâncias são ou não condutoras? O que determina a condução de corrente?Exemplos de substâncias condutoras e não condutoras.

4) Aula Prática – Reações Redox – Produção Textual - Conceito de oxidação e redução. Porque alguns metais sofrem modificações com mais facilidade que outros? O que determinam as diferenças? Reatividade dos metais – como determiná-la, como utilizar a tabela de reatividade.

5) Aula Prática – Potenciais Padrão – Produção Textual – Como poderíamos medir o potencial de nossas pilhas? E o que ocorre se mudarmos os metais? Os valores são os mesmos ? Justifique.. Indicar os principais potenciais padrão e o cálculo da ddp ou força eletromotriz de uma pilha. O que determina esse cálculo?

6) PESQUISA – Vamos conhecer as pilhas – cada grupo deverá incluir no seu trabalho o tipo de pilha correspondente ao seu grupo identificando – estrutura (desenho com as principais partes) e funcionamento, aplicações,efeitos sobre o organismo e conseqüências ambientais em caso de acidentes e toxicidade dos metais utilizados .

 

GRUPO 1) Bateria de Chumbo ( acumuladores) ;

GRUPO 2)Bateria Solar

GRUPO 3) Pilha Seca 

GRUPO 4) Pilha de Daniell;

GRUPO 5) Pilha Alcalina ;

GRUPO 6) Pilha de Lítio- Iodo ;

GRUPO 7) Pilha de Níquel – Cádmio

GRUPO 8 ) Pilha de Mercúrio- Zinco

GRUPO 9) Pilha de Combustível.

 

7) Aula Prática – Curiosidades – Aplicações da Eletroquímica – Para que serve a eletroquímica? O que é a Galvanoplastia ou eletrodeposição? Eletrólise? Qual a sua utilidade? Como identificar os produtos de uma reação?

 

8) Campanha arrecadação de pilhas e baterias – os grupos deverão fazer uma campanha de conscientização nas turmas da escola, familiares, amigos e arrecadar o máximo possível de pilhas e baterias, conscientizando as pessoas da importância da reciclagem e o cuidado no armazenamento desses materiais. As pilhas e baterias deverão ser entregues no laboratório da escola com o nº da turma e os nome dos coordenadores do grupo.

9) Resolução dos exercícios dos livros indicados para a série, realizados em sala de aula e indicados previamente pela professora a cada etapa.

10) Participação, colaboração e empenho em todas as atividades propostas.

 

 

Trabalho Final

5) Informações relevantes : Biblioteca: material disponibilizado com pesquisa local e em sala de aula. Laboratório de Informática : Sites indicados e sugestões dos alunos. Criação de página na Internet.

 

 

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

PROJETO: JOGOS PAN-AMERICANOS

Período : Abril - Julho

Componente curricular: TODOS

Séries/ turmas: EF, EM

Responsáveis: Valesca

Recursos humanos e materiais: Revistas e Jornais

Local: Laboratório, Informática, Biblioteca

Custo / nº horas adicionais previsto


 

 

ENSINO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

 

PROJETO: CLIP NO MOVIE MAKER SOBRE RELIGIÕES

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Ensino Religioso: Profª.  Ângela Abreu

Informática: Prof. Cesar Desimon e Profª. Joelene

 

Duração do projeto: 1 trimestre/ 2º trim/2007

Público Alvo:  211, 212,  213

 

Síntese da Proposta e Objetivos:

Os alunos deverão criar apresentação no movie maker sobre uma das seis religiões abaixo: Islamismo, Cristianismo, Protestantismo, Judaísmo, Induísmo, Budismo

RECURSOS Utilizados:

Internet

Livro Religiões - Respostas para perguntas do mundo moderno – Vol1 Ed. Mundo e Missão 1998

Movie maker

 

 

PROJETO: MENSAGENS ESPECIAIS

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Ensino Religioso: Profª.  Rosane

Informática: Prof. Cesar Desimon e Profª. Joelene

Duração do projeto: 1 trimestre/ 2º trim/2007

Público Alvo:  211, 212,  213

 

  • Turma 151 e 152 – Prof Rosane

 

Felicidade

Sw: Movie maker

 

  • Turmas 161 e 162 – Prof Rosane

 

Assunto: Emoções e Sentimentos

 

1ª aula apresentar a ferramenta Power Point ---criar uma apresentação pps – imagens capturadas por eles fotos, sons, textos (criação própria) e efeitos especiais.

Colher material gfs e outros...

 

2ª enviar, via champagnat virtual, para profª corrigir. Finalmente enviar pelo e-mail do Champ virtual para os colegas e profs da turma.

 

Obs; Estará valendo a criatividade. Os trabalhos não poderão ser cópias de mensagens prontas, tem que haver sincronismo entre o sons e as imagens.

 

 

 

 

 

FILOSOFIA:

 

Osmar:  Investigando movimentos filosóficos e culturais. Pensadores que legaram contribuições a nossa sociedade.

 

Trabalho em grupos de 5 alunos: Criar um vídeo de no máximo 5 min expressando tais idéias. Os alunos deverão criar uma estrutura de grupo: nomeando cada colega para uma atividade específica e deverá discutir as idéias em grupo, finalizando com o vídeo.

Equipamentos: Ilhas de edição, investigação na internet, “windows movie maker” e Pinnacle Studio.

Uma aula para apresentação dos equipamentos e softwares.

Utilizar o Powe Point

 

 

ESPANHOL:

 

Chat com alunos de uma escola Marista do Uruguai. (Observação todas as estações deverão estar com a atualização Java instalada)

 

1º) Contato com a escola em Montevidéu combinar horários turmas.

2º) Já foram criados usuários para turma 211 LE ( ALUMNO 1 ATÉ ALUMNO10)

(au0010 – au0011 – au0012....au0019 –senha = usuário)

O projeto poderá culminar com uma visitas dos nossos alunos à Montevidéu. 

 

 

 


 

 

1ª SÉRIE

Os alunos das turmas de primeira série estão estudando a biografia de Leonardo Da Vinci e no laboratório de informática receberam várias atividades integradas ao projeto. Entre elas pesquisar na internet, realizar um auto-retrato, montar quebra-cabeças das obras, realizar releituras digitais e descobrir enigmas de palavras espelhadas. Tudo para vivenciar as idéias do pintor, arquiteto, engenheiro, cientista, músico e escultor do Renascimento italiano. As atividades estão em andamento e os alunos estão empolgados!

 

Montagem dos quebra-cabeças das obras

 

 

 

2ª SÉRIE

As turmas de 2ª série estão escrevendo as suas histórias pessoais, contanto fatos desde o nascimento até os dias de hoje, a atividade é realizadas utilizando o power point e o paint brush e inclui fotos, desenhos e textos criativos dos pequenos.

 

Produzindo as Histórias pessoais

 


3ª SÉRIE

Com o objetivo de conhecer melhor o nosso município, os alunos da 3ª série estão realizando várias pesquisas sobre Porto Alegre, na internet, utilizando o site da prefeitura, o google earth e o atlas digital da cidade. A idéia é integrarmos assuntos como ecologia, turismo e história. Porém não sabemos se outros assuntos como matemática e tecnologia não serão agregados ao projeto...tudo depende das descobertas realizadas pelos alunos.

 

PROJETO: INTEGRADO CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, INFORMÁTICA E ROBÓTICA

-Mostrando o que é eletricidade, com os geradores, pilhas, transformadores...derretendo um prego...arrepiando os cabelos...eletroímã..bússolas... LEGO Sistema de Numeração decimal, dobro, triplo...Multiplicação base 10, Divisão... Construção de um a maquete automatizada com o Lego Zoom O projeto culmina com a apresentação dos trabalhos na Escola Aberta.....

 

Maquetes de robôs de sucata

 

 

4ª SÉRIE

 

AMAZÔNIA E FRATERNIDADE

As turmas de 4ª série realizaram uma pesquisa sobre a Amazônia e fizeram apresentações para as turmas, a idéia é debater o tema da CF2007 "Amazônia e Fraternidade: Vida e missão neste chão". A turma 143 participou com muita empolgação da Integração Marista Virtual - Projeto que aconteçe todos os anos e integra turmas de 4ª série de todas as escolas maristas da Provincia Marista do RS, o tema também foi a CF2007 e nossos alunos estavam bem preparados, foi um sucesso!

 

 

CABRI II – Entendendo conceitos de Geometria

 

Anexo o roteiro das aulas

 

CORPO HUMANO

Atividade organizada em uma webquest que envolverá as 3 turmas de 4ª série do CMC e uma 5ª série do Colégio João Paulo II de Brasília-DF.

Clique aqui para ver a página do projeto Descobrindo o Corpo Humano